Com uma paisagem natural impar, a freguesia é abrangida pela parte ocidental do Parque Natural da Ria Formosa, sítio de elevado valor botânico e habitat natural de raras espécies ornitológicas.
A zona costeira, com cerca de 12 km, onde se localizam as famosas praias do Ancão, Quinta do lago, Garrão e Vale do Lobo, é também uma das atrações desta freguesia. Atualmente vários empreendimentos turísticos de renome internacional aqui ficam localizados e alguns dos seus campos de golfe estão considerados entre os melhores do mundo.
Igreja de São Lourenço de Almancil
A Igreja de São Lourenço (também conhecida como Igreja de São Lourenço dos Matos) é uma igreja situada em São Lourenço, na freguesia de Almancil (Loulé),no Algarve, Portugal. Datada de finais do século XVII, é devotada a Lourenço de Huesca.
Merece especial destaque o revestimento interior de toda a igreja por azulejos datados de 1730 e assinados por Policarpo de Oliveira Bernardes (importante elemento do ciclo dos mestres da azulejaria portuguesa) ilustrando diversos episódios da vida de S. Lourenço.
A sua linha arquitetónica de nave única e a decoração são de estilo barroco, com retábulos esculpidos e dourados, e pormenores decorativos na porta triunfal e na parte interna da cúpula, integralmente revestida a azulejos, como o resto do interior. Os azulejos vieram de Lisboa em 1730, e ilustram a vida de São Lourenço de Huesca. Tem também imagens dos séculos XVII e XVIII. A sacristia tem um magnífico móvel esculpido.
Além do impressionante impacto provocado pelos azulejos, é de referir o retábulo em talha dourada da capela-mor, de estilo barroco, e atribuído ao mestre Manuel Martins, o maior entalhador e escultor algarvio e que foi também o autor da imagem de São Lourenço que aí se encontra.
Ermida de São João da Venda
Templo de origem tardo-medieval reconstruído em épocas sucessivas, a última das quais no século XIX, em que se refez a fachada principal.
No século XVI, foi elevado a sede de freguesia. A sua administração coube à Ordem Militar de São Tiago até finais da centúria de quinhentos.
Em 1849, deixou de ser a sede de paróquia, passando a mesma para a Igreja de S. Lourenço de Almancil.
Trata-se de um templo de nave única e capela-mor, destacando-se como elemento de maior interesse artístico, no interior, o retábulo, único exemplar da talha maneirista subsistente no concelho louletano. Da imaginária sobressaem as imagens de Nossa Senhora da Conceição e de São Luís, ambas em madeira, a primeira do século XVIII e a segunda do século XVII.
Igreja de Nossa Senhora de Fátima de Almancil
A Igreja de Nossa Senhora de Fátima de Almancil foi inaugurada no dia 15 de agosto de 2017, tendo recebido uma bênção apostólica do papa Francisco e foi dedicada a Nossa Senhora de Fátima no ano em que se celebra o centenário das Aparições. O edifício, com uma área de 1150 m2, inclui para além da igreja no rés-do-chão, um salão para reuniões e encontros num piso posterior.
Poços e Fontes
Poço do Ancão, Poço Quebrado, Poço e Fonte Coberta, Poço das Casas, Poço de Almancil (extinto), Poço Novo, Poço e Fonte de São Lourenço, Poço das Silvas, Poço e Fonte de São João da Venda